• Wagner Creoruska

Zé do Banjo - Falando de Banjo 5 Cordas

Atualizado: 21 de Abr de 2020

De 25/03 a 05/04 realizei uma série de Live's diretamente do meu perfil no Instagram conversando com alunos e banjoístas brasileiros. Durante as conversas surgiram várias informações e dicas de grande valor pra todo mundo que esta aprendendo esse instrumento, por sorte, conseguir manter alguns desses registros gravados e gostaria de compartilha-los aqui em forma de matéria (e também um resumo de como foram essas lives).


A primeira figura entrevistada foi José Juarez Vasques, também conhecido como Zé do Banjo, banjoísta de Sapiranga/RS, que toca nas bandas Balaio de Palha e Johnny & Zé do Banjo.


Para conhecer mais os trabalhos dele acesse o Canal do Zé do Banjo no Youtube.




Curtir o Processo de Aprender

Três dicas para ser um bom banjoísta: Paciência, Persistência e Curta o Processo. Muitas vezes a euforia de sair tocando pode ser uma grande barreira para quem busca evoluir no instrumento, "Curtir o Processo" significa saber que você têm um caminho a trilhar, que esse caminho pode ser longo e nem sempre muito fácil, mas que curtindo "essa caminhada" você vai passar por essas etapas e alcançar seu objetivo. Curta treinar as músicas devagar, curta sentir sua evolução progressiva no tempo, enfim, faça da aprendizagem um momento divertido.

Desmistificar o Instrumento

Entender o banjo de 5 cordas não é fácil, além de ser um instrumento de cordas que têm características bem diferentes de outros instrumentos da mesma família, é um verdadeiro desafio absorver a linguagem única que esse instrumento têm.


Não tenha MEDO de explorar seu Banjo

Você mesmo pode fazer pequenos ajustes no Banjo que podem ajudar na tocabilidade e também melhorar o timbre do instrumento. O primeiro passo é Entender como o Banjo funciona, a partir dai é perder o MEDO e explorar o instrumento e adapta-lo melhor ao seu jeito de tocar.


Por último Zé do Banjo mostrou um pouco pra gente como ele consegue tocar e girar ao mesmo tempo sem perder equilíbrio e sem errar as notas, um número que ele sempre faz em seus shows.

Continue acompanhando o site e o Canal no Youtube para novas dicas de Banjo 5 Cordas e conferir também outras Entrevistas.

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo