top of page
  • Foto do escritorWagner Creoruska

Impulse Response para Banjo

Imagine poder escolher o timbre que quiser para seu banjo, mesmo que ele seja um banjo simples, o que chamamos de banjo de estudante, como um Strinberg WB-50 ou um Stagg?

Sim meus amigos das 5 cordas, nós estamos chegando bem perto de poder simular o som dos banjos mais incríveis e icônicos mesmo não tendo acesso a esses instrumentos raríssimos. Tudo isso graças às novas tecnologias, entre elas o Impulse Response, chamado de IR que vamos falar mais aqui.



O que é Impulse Response?


O IR é como se fosse uma “fotografia” da equalização do seu instrumento. No caso da guitarra é como se você “salva-se” o som que sai do seu amplificador e entra no seu microfone de captação, levando em consideração como o som se comporta no ambiente, a posição do microfone, o tipo do falante. Como no mundo da guitarra e dos instrumentos que têm Pickup a variante acústica do instrumento é muito pequena, chegar a uma reprodução bem fiel de cada situação e setup é muito mais fácil.


Nos instrumentos acústicos o IR funciona de forma diferente, mas os resultados já têm sido muito bons. Para criar o IR do banjo nós vamos analisar as frequências sonoras de um instrumento específico, no caso do vídeo eu usei meu Banjo Fender Artist Series. Com base nisso nós vamos analisar as frequências do nosso “Instrumento Alvo”, ou seja, é onde queremos aplicar aquela equalização, e este Plug in gera automaticamente uma resposta para tentar chegar mais perto do nosso instrumento de referência.


O Plug In usado aqui é o MFreeFormEqualizer da MeldaProdction

Ele é gratuíto para instalar e usar livremente por 15 dias


Para esses IRs de banjo que fiz meu “instrumento alvo” foi o som do banjo Strinberg WB-50 acústico e o som do Kavanjo, que é um captador de banjo que está instalado na pele do meu banjo Strinberg. Dessa forma os IRs criados servem para duas situações:


  1. Melhorar o som do Seu Banjo em uma gravação, com base no timbre do meu Banjo Fender.

  2. Melhorar o som do seu banjo Plugado, fazendo com que o som Ao Vivo soe mais natural e próximo do som acústico.


Para as duas aplicações existem ressalvas: como eu disse, eu criei esses IRs baseado na condição bem específica do meu Banjo Strinberg, a pele Kavanjo, a própria captação do Kavanjo, o microfone que usei, a regulagem do meu banjo, tudo isso influenciou no resultado final, ou seja, você pode obter resultados bons sim, mas não posso garantir que sejam tão bons dependendo da sua captação, da regulagem e do timbre do seu banjo.


Para testar o IR no som do seu banjo você vai precisar também de um outro Plug In VST, esse é totalmente gratuito e chama NadIR https://www.kvraudio.com/product/nadir-by-ignite-amps


Eu fiz alguns testes usando também um Captador de Contato da Black Bug, não achei tão bom e a situação do captador não ajudou muito também, de qualquer forma inclui isso no Pack de IRs que disponibilizo abaixo.


Como Usar o Impulse Response de Banjo ao vivo?


Para usar o IR ao vivo você vai precisar de um pedal que leia os IR´s. No caso eu usei o pedal mais simples que encontrei a venda, o Cube Baby. Ele não te dá tantas opções de edição do IR e não testei outros pedais para ter uma referência melhor. Apesar disso eu obtive resultados muito bons ao Vivo, ligando o banjo direto em linha apenas passando por ele.


Se você testou os IR´s, escreva pra mim dizendo como foram seus resultados. A ideia desse Artigo, e vídeo, é apenas começar uma discussão sobre o assunto.


Bardo IR Banjo Pack 1.0
.rar
Download RAR • 94KB

647 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page